Existe uma boa quantidade de ferramentas para gestão de projetos que se adequam ao Scrum. Para situações onde a minimização do esforço de controle e monitoramento das atividades é crítica, no entanto, pode ser muito útil utilizar as ferramentas mais simples que se tem em mãos.
No início do quarto e último Sprint de nosso projeto, me vi em uma situação delicada: Precisava controlar de perto o andamento do desenvolvimento sem as ferramentas tradicionais que todo mundo usa (não uso windows). Além do mais, o sistema Redmine que continha os dados de nosso projeto estava em um servidor não muito confiável, que já havia nos deixado na mão em sprints passadas. Adicionalmente, por vezes, precisava de acesso off-line ao andamento da sprint.
Acredito que estes não sejam os únicos motivos para um gestor de projetos usar uma ferramenta customizada. Nem todos os projetos têm recursos financeiros suficientes para adquirir o Ms-Project ou outras excelentes ferramentas comerciais. As ferramentas gratuitas nem sempre ajudam. Além disso, muitos projetos, em particular os que adotam metodologias ágeis, contém algumas características importantes que nem mesmo o Ms-Project vai te ajudar a controlar.
Neste post, gostaria de compartilhar uma forma eficaz e simples de controlar o andamento do cronograma de projeto. Apresento-lhes a minha "novíssima" e "revolucionária" tecnologia de gerenciamento, mas conhecida como Planilha Eletrônica. (=
Ela possui itens interessantes para nosso projeto, como: Controle de tarefas, dependências, atribuições, complexidade, scrum points, cargas horárias, separação mais amigável de módulos, contdown para início de atividades e percentuais de participação. (Nosso percentual de conclusão está em 128%, pois foi contratada uma extensão pelo cliente, não prevista no planejamento da sprint).
Interessados poderão solicitar uma versão editável deixando o e-mail nos comentários. (=
Nenhum comentário:
Postar um comentário