terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Gestão de Portifólio - Definição

Qualquer empresa está sujeita a recursos limitados, sejam finaceiros ou de pessoal. Assim, é de suma importância existir um processo de priorização que permita identificar os projetos que são mais importantes, levando-se em consideração o retorno e os riscos envolvidos.

O processo de priorização de projetos não é algo trivial, principalmente em empresas de médio e grande porte, pois existem vários projetos e diversos departamentos disputando os recursos,  todos esperam que seus projetos sejam priorizados. 

Fica claro observar que as empresas necessitam de critérios de seleção para seus projetos, pois sem eles correm o risco de investir seu tempo e recursos  nos projetos errados.

A Gestão de Portifólio, ou carteira de investimentos, é um termo comum no mundo das finanças. O conceito é baseado na aplicação de recursos de forma a maximizar seu retorno e minimizar seu risco. Para atingir esse objetivo é preciso avaliar diferentes opções de investimento e escolher aquelas que melhor atendem os objetivos do investidor.

A Gestão de Portifólio de Projetos, Project Portifolio Management (PPM), compartilha os conceitos envolvidos na gestão de carteiras de investimentos.

Este processo fornece uma forma de escolha, priorização, autorização e gerenciamento de todo o trabalho em uma empresa, incluindo trabalho em andamento, concluído e trabalho aprovado para execução.

A principal preocupação não está no custo, mas sim no retorno que o trabalho traz a empresa. Assim, são tomadas decisões em priorizar, postergar ou eliminar os projetos de acordo com o valor que contribuem para o negócio.

Utilizando esta abordagem as decisões de projeto se tornam decisões de negócio, assim o acompanhamento do progresso e desempenho do projeto será feito por aqueles que tomam as decisões  para o negócio. 

No próximo post falaremos sobre o papel da Gestão de Portifólio para Tecnologia da Informação. 

Referência:

Gestão de Portifólio - Expleo Consultoria

Um comentário:

  1. Boa comparação com uma carteira de investimentos.. faltou somente falar sobre a gestão de projetos legados, já executados.. da maneira que foi colocado parece que somente fazemos gestão do que está por vir..

    bons ventos,

    R

    ResponderExcluir